lunes, 11 de marzo de 2013

Sistema de leitura 3D permite folhear preciosos livros medievais

5 de Março, 2013
 
 
Preciosos livros medievais, geralmente exibidos em caixas de vidro e apenas manuseados com luvas, podem ser folheados através de um sistema de leitura em 3D apresentado hoje na feira de tecnologias de informação Cebit, em Hanover (Alemanha).Desenvolvido pelo organismo alemão de investigação Fraunhofer, o sistema faz uma cópia digital dos textos antigos e das suas ilustrações coloridas e retransmite-a num ecrã plano.
O leitor apenas tem de se colocar a alguns metros de distância do ecrã, estender os braços e fazer o gesto de virar as páginas do livro antigo.
Os gestos são analisados graças a detectores de movimento e o leitor pode virar as páginas do livro 360 graus e admirar em 3D as imagens embutidas.
“Penso que o livro mais velho que digitalizamos até agora tem pelo menos 1.000 anos”, explicou o responsável do projecto, Paul Chojecki.
O Fraunhofer trabalha em parceria com a biblioteca da Baviera, em Munique (sul), que pretende tornar mais acessível a sua colecção de livros antigos, mas o instituto quer levar a experiência mais longe.
“É possível imaginar uma função para procurar palavras ou uma tradução simultânea se, por exemplo, não percebermos latim”, adiantou Chojecki.
O Cebit, a maior feira mundial de alta tecnologia, começou hoje e decorre até sábado.
Lusa/SOL
 
 http://sol.sapo.pt/

No hay comentarios:

Publicar un comentario